O Futuro da Energia

O Futuro da Energia

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Chile e Uruguai realizam leilões eólicos


Projetos, juntos, somam 220MW em potência instalada

A estatal chilena Corporação Nacional do Cobre (Coldelco) e a uruguaia Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas (UTE, na sigla em espanhol) divulgam abertura de licitação para construção de plantas eólicas nos respectivos países. Os projetos, juntos, prometem 220MW de potência instalada.

O projeto envolve a construção, operação e manutenção de uma planta de geração eólica de 50MW na cidade de Calama, região norte de Antofagasta, para abastecimento da divisão norte da companhia, que atua no beneficiamento do cobre. O empreendimento contempla, ainda, uma linha de conexão até a subestação elétrica Salar, localizada na mesma região. A empresa prevê adjudicar o projeto ainda este ano, mesmo ainda sem estar definida a realização de novas etapas.

No caso uruguaio, a UTE abriu licitação para aquisição de 150MW de capacidade eólica. As ofertas, cuja abertura se realizará em 22 de junho, deverão estar projetadas para estabelecer parques eólicos com capacidade de 30 a 50MW. A ação já havia sido sancionada pelo governo uruguaio, sob a assinatura do ex-presidente Tabaré Vázquez.

Segundo o decreto, "serão incorporados até 2015 cerca de 500MW de potência instalada em território nacional em energias renováveis não-tradicionais e autônomas, dos quais 300MW correspondem à energia eólica".

O projeto prevê, contudo, uma forte atuação de trabalhadores uruguaios na nova planta,. De acordo com o documento assinado pelo governo, a UTE comprará toda energia fornecida à rede, mas exige que a manutenção das plantas, logo no primeiro ano de operação, seja realizado "por uma equipe que seja integrada por, ao menos, 80% de mão-de-obra nacional".


Os contratos de compra terão duração entre 10 e 20 anos, e a data limite de apresentação de ofertas expira no dia 22 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Blog Destinado a Noticias e Videos Sobre Energias Do Futuro

Seguidores